Páscoa divertida: brincadeiras com as crianças

A Páscoa é um momento de renovação, de paz, de deixar todas as energias negativas para traz. Também é um momento de unir a família para dar boas gargalhadas e, claro, de se divertir com as crianças esperando seus ovos de Páscoa. Para as crianças descobrirem onde está a surpresa, deixamos abaixo algumas ideias bem legais que com certeza vão divertir toda a família com o sorriso dos pequenos.

 

1 – Perguntas e Respostas
Você pode juntar uma brincadeira da Páscoa aumentando o conhecimento das crianças sobre a data. Para isso, crie perguntas adequadas à faixa etária delas sobre a Páscoa, com 2 ou 3 alternativas de resposta. O prêmio é você que decide, e pode até ser o próprio ovo de Páscoa. Essa ideia é interessante porque muitas vezes traz conhecimentos até aos adultos, que terão que conhecer o assunto antes da gincana.

 

2 – Direção do Coelho da Páscoa
Para crianças menores, você pode brincar de adivinhar a direção certa que o Coelhinho da Páscoa deixou os ovos. Faça pegadas “de coelhinho” com trigo, pó de café, carimbo ou adesivo em várias direções da casa para a criança procurar nessas diversas direções até encontrar seu ovo de Páscoa. O ideal é que a surpresa esteja nos caminhos mais longos ou não imaginados pela criança, assim aumenta o tempo de duração e o mistério da brincadeira.

 

3 – Caça ao Tesouro
Uma brincadeira clássica é o “caça ao tesouro”, que pode ser modificado conforme você preferir. Espalhe dicas pela casa de onde estão os ovos de chocolate. Essas dicas podem ser escritas à mão, digitadas ou até com recorte de revista, dizendo que foi o Coelhinho da Páscoa que escreveu, caso a criança acredite no personagem. A primeira dica pode estar perto da criança, para que ela veja logo ao acordar. Esta dica vai direcionar a criança a outro lugar, onde estará outra dica. Por exemplo: encontre a próxima dica onde a mamãe diz para guardar os brinquedos. Quando a criança chegar ao local, terá outra dica sobre o próximo passo, e assim sucessivamente até chegar ao local onde o ovo de Páscoa está escondido. Pode ser feito com crianças que já sabem ler, ou com crianças um pouquinho menores, mas com idade suficiente para adivinhar as pistas, com um adulto lendo.

 

4 – “Quente” ou “Frio”
Essa brincadeira é ainda mais misteriosa e pode levar um bom tempo se a criança não estiver no caminho certo. Em vez de espalhar pegadas e setas indicando onde pode estar o ovo de Páscoa, coloque uma marcação no ponto de partida e deixe a criança andar livremente pela casa à procura da surpresa. Se ela estiver longe, o adulto diz “está frio”, e se estiver próxima, ele diz “está quente”. Pode ser bastante divertido pois a criança precisa descobrir “sozinha” onde estão os chocolates.

 

E aí, gostou das nossas dicas para ajudar os pequenos a descobrirem onde estão seus ovos de Páscoa? Nós esperamos que sim! Desejamos uma Feliz Páscoa a você e a toda sua família, cheia de amor, chocolates e muitos sorrisos. ♥