Faça seu próprio jardim

Jardins são sinônimos de tranquilidade e bem-estar, já que as plantas trazem mais frescor e vida aos ambientes. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas especiais para você criar seu próprio jardim, gastando pouco e que se encaixe no seu espaço.

Aderido por muitos designers de interiores e arquitetos, os jardins verticais fazem muito sucesso, por ser um tipo de jardinagem conhecido pela sua facilidade e beleza. A base para criar um desses é a reutilização e principalmente muita criatividade. Então, vamos nos inspirar?

Estrado de cama

Sabe aqueles estrados de madeira de cama, que você pretendia descartar? Pois é, agora eles têm mais utilidade. Certifique-se de que não estão quebrados, envernize ou pinte da forma como preferir e depois é só encaixar os vasos de flores. Esse encaixe pode ser feito através das alças que os vasos têm ou com prendedores específicos como abraçadeiras de nylon ou ganchos de aço, fáceis de encontrar e de manusear. Os vasos são definidos pela sua preferência tanto nas cores e formas, como no tamanho.

Jardim Vertical 1

Suportes ou Treliças

Para facilitar, existem suportes de jardins já prontos, que estão disponíveis em lojas de materiais para construção, decoração ou floriculturas, com vários modelos e tamanhos diferentes. O que vai dar um toque especial para a sua decoração são os vasos e as plantas. Você pode abusar do colorido e brincar com a imaginação. Esse tipo de suporte cabe bem em espaços internos e/ou externos.

Jardim Vertical 3

Combinações simétricas também ficam ótimas com vasinhos da mesma cor ou coloridos. Para fixação dos vasos nas treliças existem algumas possibilidades: aparafusá-los na parede ou fixar pregos somente nas laterais para fazer o encaixe entre eles. Os vasos podem ser presos assim como citamos na dica dos estrados de cama.

Jardim Vertical 4

Treliças metálicas

Outra opção de treliças são as metálicas, que podem ser reaproveitadas com as que você já tem em casa. É só encaixar os vasinhos de plantas e decorar do seu jeito. A opção horizontal assimétrica dá a sensação de organização e neutraliza o ambiente. Se for feito ao ar livre fica ainda mais bonito e natural.

Jardim Vertical 5

Paletts

Os pallets são multiuso e aproveitados em vários tipos de decoração. Podem ser usadas como suporte de encaixe das plantas fazendo um fundo com madeira/lona ou podem ser colocados vasos, podendo ser colocadas na parede ou no chão.   

Jardim Vertical 11

Jardim Vertical 12

Outras opções

Você também pode ter um jardim vertical sustentável, com canos de PVC e garrafas PET. Essa dica é muito simples: corte os canos em forma de um vaso horizontal e nas garrafas faça um corte retangular do tamanho das plantas. Nos dois, encha de terra ou esterco para plantas e cultive suas flores ou aproveitepara fazer uma mini-horta com ervas e verduras. Depois é só prender de acordo com o seu espaço, em uma parede com a ajuda de fios de aço ou arame. Se preferir, correntes podem ser usadas, prendendo os canos de PVC. O resultado é incrível!

Jardim Vertical 7

jc_jardim_vertical_com_garrafa_pet_05

As latinhas são outras peças que podem ser reutilizadas. Só é preciso que estejam em um bom estado e não se esquecer de fazer a limpeza antes da utilização, tirando os rótulos e toda cola que sobra. Faça furinhos na parte debaixo das latinhas para que a água das plantas escoe e decore-as como preferir. Ou os pneus também podem ser reaproveitados. Faça a limpeza, retire toda a água, fure a parte inferior para que o escoamento de água aconteça e faça a sua plantação. Eles podem ficar no chão mesmo e para decoração você pode pintar e ir intercalando as cores e os pneus. O visual fica lindo, né?

Jardim Vertical 9

 

Depois toda essa inspiração não perca tempo e dê uma renovada na sua casa ou apartamento, basta ser criativo e reaproveitar o que você tem em casa e, melhor ainda, gastando pouco.

Para completar o seu jardim temos várias cadeiras confortáveis no site www.pandas.com.br. Entre e sinta-se em casa!Continue acompanhando o blog com nossas dicas, novidades de DIY, decoração e produtos. 😀