Charles Eames, um ícone do design

Imagem1

O design é cheio de grandes nomes, como o de Charles Eames. Ele nasceu em Missouri, no ano de 1907 e estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washigton, a qual abandonou. Na verdade, existem boatos de que ele foi expulso de lá por suas ideias serem muito modernas e brilhantes. Logo depois, continuou os estudos na Academia de Arte de Cranbook, onde posteriormente se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial. Foi nessa circunstância que conheceu Ray, com quem casou em 1941.

Os dois se tornaram o “casal de ouro” do design americano, e com muito senso de aventura transformaram curiosidade e entusiasmo em criações fantásticas. Mesmo Ray sendo cineasta, ela fazia parte da criação das cadeiras e também aproveitava para fazer algumas gravações durante o desenvolvimento dos projetos. Transformaram-se em uma grande dupla de design trazendo como resultado um novo estilo de mobiliário que era ao mesmo tempo moderno, funcional, fino e com um toque divertido. O grande objetivo deles era alinhar baixo custo à arte moderna.

 

EIFFEL

 

Imagem3

 

Do casamento e da união de ideias incríveis surgiu a primeira grande criação de Charles Eames e Ray: a cadeira Eiffel. Na década de 50, ela foi batizada com esse nome por sua estrutura de aço ser entrelaçada, lembrando a famosa torre de Paris. Essa cadeira possui o assento e encosto em formato de concha, altamente confortável, podendo ser de acrílico ou em polipropileno – um plástico moldável em formas orgânicas que se adaptam perfeitamente ao corpo, com fácil limpeza e locomoção. Esse era um ponto que o casal considerava importante.

Imagem4

 

Já o outro modelo Eiffel era conhecido como uma espécie de balanço e especial para mulheres grávidas pelo conforto ao sentar-se. A cadeira continua sendo moderna e um dos ícones do design de interiores, considerada como uma peça rara que nunca está fora de moda. Também é feita de polipropileno com pés em base de madeira ou aço, que dão mais estabilidade e conforto.

Imagem5
Os dois tipos de Eiffel você encontra no site da Pandas.com.br.

 

CADEIRA CHARLES EAMES

Imagem7

 

A cadeira Charles Eames  (também chamada de Cadeira Grupo Alumínio Eames), ficou muito conhecida. Em 1958, teve sua grande inspiração na necessidade de uma cadeira de alta qualidade poder ser usada ao ar livre. A base da cadeira tinha alumínio, porém eles inovaram quando o material também foi usado para os membros laterais e a partir daí inspiraram muitos outros designers. Está foi uma das invenções que Charles fez para presentear sua amada esposa, já que que ela queria uma cadeira que pudesse ser usada em ambientes internos e externos e que prezasse pelo conforto, ou seja, que tivesse versatilidade, conforto, aconchego e com um incrível design.

Imagem6

 

Gostou de conhecer um pouco da história desses ícones mundiais da arquitetura e design? Então se inspire-se no casal Eames, que além dessas incríveis criações foram pioneiros na multimídia, projetos avançados de móveis, design gráfico e fotografia; ainda projetaram a própria casa que hoje é um patrimônio histórico e são protagonistas de um longa metragem que conta a vida dos dois, com algumas cenas gravadas pela própria Ray.

Aqui no site da Pandas.com.br você encontra essas criações em várias cores disponíveis e que vão mudar o seu ambiente. Inove o seu espaço também!